quinta-feira, 1 de julho de 2010

NOVA ETAPA NA VIDA PROFISSIONAL


TUDO PRONTO! Tudo preparado! Finalmente, depois de alguns adiamentos, por razões profissionais, a partir do dia 09 de Julho iniciarei meu curso de pós-graduação em futebol.
Minha meta de se tornar um técnico de futebol, e ser o mais completo e capaz possível, se iniciou no momento em que deixei de ser atleta, ainda na categoria SUB-20, e consciente de que não tinha uma carreira profissional como jogador de futebol, apesar da rica experiência que ter passado por praticamente toda categoria de base, busquei ter duas bases: a PRÁTICA (adquirida por meio de estágios, palestras e pelos meus próprios trabalhos realizados) e a TEÓRICA (adquirida por meio da graduação acadêmica, cursos, simpósios, palestras).

Como base teórica escolhi o curso de Bacharel em Esporte, curso relativamente novo no Brasil e que pretendo falar mais sobre ele em alguma postagem próxima. E no momento em que ingressei na universidade, em razão de pesquisas realizadas e conversas com profissionais da área, já sabia qual a pós-graduação gostaria de fazer. Como em todos os passos profissionais que dou, sempre procuro as opções mais específicas e com mais qualidade e creio que a Pós-Graduação em Futebol da Universidade Federal de Viçosa é a que mais se encaixa nestes critérios.
Infelizmente (ou felizmente!), não pude ingressar neste curso numa oportunidade anterior, pois no momento estava totalmente dedicado ao trabalho, na época como técnico da equipe SUB-15 da Junior Team Futebol, quando disputávamos o Campeonato Paranaense Infantil. Mas agora abriu-se uma nova oportunidade, e refletindo, pensei que seria o momento de voltar a me dedicar a parte acadêmica/teórica, além de ser uma ótima oportunidade de Network, pois será possível conhecer profissionais que trabalham no futebol em todo país.
Será a oportunidade perfeita para eu voltar a escrever sobre futebol, não só aqui no blog, mas começar a publicar artigos, algo que eu deixei de lado por estar focando somente na parte prática do futebol, executando meu trabalho por onde passei.



Falando um pouco mais sobre a pós-graduação, este é um curso de especialização latu-sensu, totalmente presencial, com um carga horária de 390 horas divididos em dois blocos.
Sou discente da Turma V (2010/2011), que terá o primeiro bloco sendo realizado entre os dias 09 e 31 de Julho de 2010 e o segundo bloco no mês de janeiro (com datas ainda indefinidas).
Existem uma série de detalhes a respeito do curso e penso que coloca-las aqui pode ficar um pouco massante, portanto acessem o site do curso para maiores informações:

Pretendo nos próximos post expor um pouco do que está sendo discutido nas aulas do curso. Talvez sejam informações interessante para profissionais do futebol ou mesmo quem é curioso e gosta de captar mais conhecimentos!

O primeiro evento é a palestra do Prof. Ricardo Drubsky, Coordenador das categorias de base do Clube Atlético Paranaense (clube que tenho um enorme carinho, onde inclusive fiz um ótimo período de estágios!) e autor do livro Universo Tático do Futebol - Escola Brasileira, uma das pouquissimas publicações nacionais voltadas à parte tática. 

Por enquanto é só... se deixar eu escrevo um livro aqui!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário