quarta-feira, 9 de março de 2011

INTERCÂMBIO

Hoje inicia uma nova proposta aqui no site. O objetivo principal desta nova ação é a divulgação de idéias, conhecimentos e opiniões de outros profissionais das ciências do esporte. Pensando em ampliar a visão e opinião divulgada aqui, estou abrindo o site para publicação de artigos/textos de colegas de profissão que tenham interesse de enriquecer o conteúdo e divulgar seus conhecimentos e experiências. Esta proposta foi nomeada INTERCÂMBIO, pois talvez este termo defina da melhor forma os objetivos citados anteriormente!

Este é um canal que deixo aberto a todos. Obviamente os artigos/textos deverão passar por uma aprovação e adequação gráfica para ser publicado. Caso tenham interesse, façam contato pelo e-mail: contato@glaubercaldas.com ou pelas redes sociais! Caso tenha um assunto que queira abordar e compartilhar com os colegas que acompanham o site, convido a escreverem e publicar em meu site, não só os técnicos de futebol como eu, mas colegas que trabalhem em preparação física, fisiologia, preparação de goleiros, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, outras áreas relacionadas ao futebol e acadêmicos/estudantes dessas áreas citadas anteriormente.
Trocar informações, conhecimentos e experiências é a maneira mais efetiva de crescermos como profissionais, além de ampliar a rede de contatos!


O primeiro texto publicado no INTERCÂMBIO é a respeito sobre o trabalho dos profissionais do futebol nas categorias de base e tem como autor o Prof. Júlio César Nunes, técnico de futebol que atualmente dirige o SUB-17 do Esportivo de Bento Gonçalves e com passagens, dentre outros clubes, por Juventude-RS (Profissional e Categorias de Base), SER Caxias (Categoria de Base) e Sport Club Campo Mourão-PR (SUB-20). Atualmente além do trabalho profissional, está concluindo sua graduação em Educação Física na UCS - Universidade de Caxias do Sul. Além de deixar comentários aqui no site após o texto, você pode conhecer um pouco mais sobre o Prof. Júlio César Nunes em seu blog: http://www.futeboltaticobrasil.blogspot.com/
 
 
O TÉCNICO DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE: O trabalho dos profissionais do futebol nas categorias de base


ney franco seleçao  
As categorias de base dos clubes de futebol, devem ser a base para a carreira dos atletas, visando um trabalho completo. Deve-se respeitar as fases sensíveis de desenvolvimento, contendo todos os aspectos físicos, técnicos e táticos.

Além desses aspectos, o trabalho de base deve enfatizar a parte psicológica dos atletas, buscando uma preparação completa ao atleta de futebol. Profissionais qualificados devem realizar esse trabalho como: Técnicos, Preparadores Físicos, Nutricionistas, Psicólogos e Assistentes Sociais.

Muitas equipes não possuem todos estes profissionais, restando ao Técnico e ao Preparador Físico realizar o trabalho da forma mais completa possível. O Técnico é o especialista mais próximo dos atletas, exercendo muita influência nos mesmos, ele deve ter disciplina e comando perante sua equipe para conduzir os treinamentos da melhor maneira possível.

Apesar de uma profissão estressante e difícil o técnico deve ser, professor acima de tudo, influenciando de forma positiva e ensinando os valores aos seus atletas.

O relacionamento do Técnico com seus atletas é muito importante, principalmente na formação do indivíduo. O Técnico deve ser pai, amigo e conselheiro para poder deixar uma lembrança boa na vida de seus atletas. O Técnico deve ser um líder para poder passar segurança a seus comandados.

Ser líder é saber lidar com as diferenças no grupo e não tornar todos iguais.O Técnico pode ter uma conduta educativa, democrática, autocrática, de apoio social e de feedback positivo.

Contudo, ser Técnico não é tão fácil, deve-se estar atualizado, estudando novos sistemas e táticas, inovando nos treinamentos, melhorando a relação entre direção e atletas, etc.

Vejo que a melhor forma de conquistar o grupo é com seu próprio exemplo, trabalhando e mostrando aos atletas que o trabalho traz o resultado, ser justo e ter critérios claros para poder cobrar na hora certa. Ser honesto e procurar sempre o bem, o restante acontece ao natural.


 JÚLIO CÉSAR NUNES
Técnico do SUB-17 do Esportivo de Bento Gonçalves-RS
Formando do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário