quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

E O FUTURO?


Como abortado na publicação anterior, acertei minha saída do Ubaense Esporte Clube (Centro Esportivo Ubaense), dentre outros motivos, a necessidade de tempo para planejar o futuro e buscar meios de capacitação e, claro, buscar novas metas,  novos horizonte, uma nova oportunidade, um novo emprego.

Primeiramente estou sanando a minha necessidade pessoal mais urgente, já que após 7 meses (Desde que fui contratado pelo Ubaense EC), finalmente, pude visitar meus pais e ter o prazer da companhia, carinho e amor que só eles podem me proporcionar. Não que eu reclame do tempo que estamos distantes, já é algo que estamos acostumados e todo profissional do futebol precisa estar, desde que saí de casa, primeiramente para jogar futebol em categorias de base e posteriormente para estudar e trabalhar como técnico de futebol já ficamos distantes muito mais tempo e com certeza ficaremos ainda mais. É o fardo que temos que carregar, mas com certeza essa visita que estou fazendo será primordial para o bom rendimento dos planos de capacitação e no recomeço em um novo clube.

Mesmo matando saudades e sanando necessidades pessoais, já estou com saudades do trabalho, da beira do campo, das grandes discussões acerca do futebol com os colegas. Portanto o primeiro passo é aproveitar o tempo livre que disponho agora, e continuar a fazer uma atividade que tanto me dá prazer, que é escrever, discutir e trocar opiniões com os colegas aqui no meu site e em outros meio de comunicação. Como dito anteriormente, pela altíssima carga de trabalho e responsabilidade e afazeres que possuia no Ubaense EC, apesar de ter tido diversas idéias para artigos e discussões, não pude transcrevê-las para o papel por falta de tempo ou mesmo por falta de concentração mínima para escrever artigos com qualidade mínima para publicação.

Portanto, as análises, as discussões sobre formação de atletas (muito melhor embasadas após meu período em Ubá, pela experiência e troca de conhecimentos com meus colegas e com o Prof. Dr. Próspero Paoli), sobre futebol profissional e sobre todo e qualquer assunto relacionado a esse esporte que amamos tanto falar, discutir e trabalhar, voltarão!



No âmbito da capacitação e atualização já tenho algumas ações programadas: Já no início de dezembro, teremos um compromisso importante, o FOOTECON 2011 (Fórum Internacional de Futebol), evento já tradicional no futebol brasileiro que acontece entre os dias 6 e 7 de Dezembro de 2011. Grande oportunidade para escutar e aprender com os grandes profissionais do futebol brasileiro e internacional, além de poder fazer contatos, reencontrar colegas e amigos. A participação é altamente indicada e posso falar que além de muito bem organizado, as palestras são de grande validade para todos que trabalham e /ou pretendem trabalhar com futebol, independente da área específica. Tive o prazer de participar do FOOTECON 2008 e só agora em 2011 consegui estar livre (Sem clube e/ou Competição) para voltar a participar. Faço o convite e espero encontrar e reencontrar diversos amigos e colegas de profissão neste evento.



Já no dia 9 de Dezembro se inicia talvez a mais arrojada aventura/busca profissional na minha carreira até o presente momento. Os últimos dias foram decisivos para uma oportunidade que se abriu para realizar um vontade que tenho há muito tempo: VIAJAR PARA A EUROPA PARA UM CURSO DE CAPACITAÇÃO E PODER CONHECER E ACOMPANHAR “IN LOCO” O TRABALHO DO FUTEBOL NO VELHO CONTINENTE.
Dia 10 de Dezembro iniciarei o Curso de Treinador de Futebol pela “Escola Europeia de Futebol” na cidade de Roma na Itália. O curso terá duração de 7 dias, será realizado dentro do Centro de Treinamento da AS ROMA, onde além de aulas práticas e teóricas com professores da Federação Italiana de Futebol e com treinadores da AS ROMA (como o Prof. Ricardo Perlingiero),  acompanharemos treinamentos e pelo menos um jogo da tradicional equipe romana, nada mais nada menos que o clássico AS ROMA X JUVENTUS pelo Campeonato Italiano (Ainda planejo assistir Lazio X Verona ou Roma X Fiorentina pela Copa da Itália).
Espero ansiosamente pelo curso, imagino que será uma oportunidade, não só de conhecer outro lugar, outro tipo de estrutura, mas principalmente outro tipo de visão de futebol, tanto no profissional quanto nas categorias de base/formação de atletas.

O curso tem duração de 7 dias e, portanto, termina dia 17 de Dezembro. Após o término do curso, ficarei pelo menos mais 20 (vinte) dias na Europa, entre Espanha e Inglaterra, para continuar a busca por conhecimentos, visões diferentes e semelhantes, contatos e experiências no velho continente.
Estou tentando, por meio de colegas e amigos, conseguir a oportunidade de realizar algum tipo de acompanhamento técnico/estágio em algum dos grandes clubes de cada país (Espanha/Inglaterra), para enriquecer ainda mais esta viagem!
E, peço auxílio aos leitores do site, caso alguém tenha contato e/ou possibilidade de oportunizar esse acompanhamento técnico/estágio em clubes da Espanha (Madrid) e Inglaterra (Londres).

Quanto ao curso e a viagem, com certeza abordaremos de forma intensa aqui no site. Pretendo realizar publicações frequêntes, talvez até diárias, para mostrar as experiências que terei durante o curso, na Itália de maneira geral , na Espanha e na Inglaterrra. Expor os conteúdos abordados, estudados e discutidos durante o curso, os treinamentos e jogos observados, ou seja, de certa forma é transmitir e compartilhar com todos a oportunidade que estarei aproveitando.

A previsão de retorno ao Brasil é no dia 6 de Janeiro, e aí que a busca por uma nova oportunidade de trabalho se intensificará, obviamente eu preciso pagar essa "aventura profissional" e as publicações que trarei do velho continente de alguma forma, não é mesmo?

Brincadeiras a parte, não gosto e nem tenho intensão de ficar parado e desde já, mesmo tendo um compromisso marcado entre os dias 6 de Dezembro a 6 de Janeiro (FOOTECON e Viagem à Europa), gostaria de me colocar a disposição no mercado para uma recolocação profissional e conto com os amigos, colegas e contatos profissionais para isso! Aqui no meu site você facilmente encontra meu CURRICULO, além de toda e qualquer informação profissional necessária.

Com estes três artigos, posso declarar o site reativado, e espero que assim seja mantido, independente da condição profissional e volume de trabalho! A primeira série de publicações será a respeito do Footecon 2011 e das atividades e conteúdos do curso em Roma e do período em Madrid e Londres.
E peço que acompanhem o site, os projetos para 2012 são muitos e de enorme qualidade, a medida que esses planos comecem a se concretizar trarei mais informações!

Forte Abraço a Todos!

GLAUBER CALDAS
Técnico de Futebol
Bacharel em Esporte (UEL-PR)
Pós-Graduado em Futebol (UFV-MG)


Artigos Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário