quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O FIM DE UM CICLO! – Parte I

id_24477_ciclo

Como é facilmente percebido, o site esteve em “stand-by” durante um bom tempo. Para ser mais preciso, temos como data última publicação o dia 21 de Março de 2011. Todos sabem da paixão que tenho em escrever aqui neste canal de comunicação e divulgação, paixão essa pautada principalmente nos grandes colegas e contatos que pude conhecer por meio do site, oportunidades que surgiram e principalmente pelas discussões de altíssimo nível que se originaram dos artigos aqui publicados. O hiato do website teve um motivo muito importante e que justifica totalmente essa ausência de publicações.

Durante os últimos 8 meses estive trabalhando no UBAENSE ESPORTE CLUBE (Centro Esportivo Ubaense), e pela importância do projeto e pelo volume de trabalho, a dedicação teve de ser exclusiva, tendo deixado o site, além de outras coisas, um pouco de lado. Um período de muito trabalho, mas também um período de muito aprendizado (com certeza até hoje o periodo de maiores e mais qualificados aprendizados), de muita discussão construtiva, de criação de novos e fortes laços de amizade e com certeza de crescimento profissional e pessoal!

Como todo ciclo tem um começo, meio e fim, estou divulgando que este ciclo, de muito aprendizado, de muito trabalho e muita satisfação se encerrou agora no mês de Novembro. E  pela  importância e volume de experiências (e pelo hiato que o site viveu nesse período) vividas nesses oito meses de Ubaense Esporte Clube,  não posso deixar de mostrar como foi e é feito o trabalho de formação de atletas e como funciona o clube que foi minha casa em grande parte de 2011.

  
O CEU - CENTRO ESPORTIVO UBAENSE
UBAENSE

O Centro Esportivo Ubaense é um centro de formação de atletas de futebol que fica localizado na cidade de Ubá-MG (Região da Zona da Mata Mineira), perto da cidade de Viçosa-MG e de Juiz de Fora-MG. É um projeto idealizado e montado pelo Empresário Paulo Roberto Paschoalino, proprietário do CEU e da Fábrica de colchões e Espumas “PAROPAS” (também situado na cidade de Ubá).
Obviamente, quando se conhece o CEU (pessoalmente ou por meio do seu website), é a estrutura física que salta os olhos, já que ela é nova e bem estruturada com 2 campos oficiais (Sendo um estádio), Área de treinamento para goleiros, 3 Campos Society (sendo um de grama artificial), Academia, Alojamento, Vestiário, etc. Mais da estrutura vocês podem conferir no http://www.ceufutebol.com.br.
Mais do que a estrutura, que com certeza é de ótimo nível e de grande importância, o verdadeiro diferencial por trás do CEU e do seu sucesso como fornecedor de atletas para as grandes equipes do futebol brasileiro é o projeto técnico-científico de formação de atletas, idealizado pelo Prof. Dr. Próspero Paoli e colocado em prática por ele e pelos profissionais de campo (onde eu orgulhosamente me incluo).

206289_100952926660224_100002365502921_5227_4231083_n

O CEU tem objetivos claros, de detectar, selecionar e preparar atletas para que tenham condições de inserção no mercado do futebol e o projeto técnico-cientítico, base para o processo de preparação, tem como seu diferencial a preparação técnica, tática, física sendo realizada por meio de conteúdos (baseados na teoria científica e na prática profissional) adequados a cada faixa etária do atleta.
Portanto, os conteúdos Técnicos, Táticos e Físicos, são específicos para cada categoria (no caso categorias anuais), dos conteúdos mais básicos na categoria SUB-11, aos mais complexos e específicos na categoria SUB-17. Claro, com o acrescimo de conteúdos de acordo com a necessidade e idade pelas categorias SUB-12, SUB-13, SUB-14 e SUB-15.
Soma-se a esses conteúdos progressivos, a constante experiencia de jogo, com a participação de inúmeros torneios, campeonatos e jogos amistosos em todas as categorias.
Nada desse projeto de formação teria aplicação e validade se não fosse uma coordenação ativa e qualificada, na pessoa do Prof. Dr. Próspero Paoli, que além de idealizar o projeto conseguiu reunir um grupo ímpar de profissionais da área técnica no Centro Esportivo Ubaense, profissionais esses que são o motor do desenvolvimento do projeto e mais do que isso, do desenvolvimento dos inúmero atletas que treinam lá e agora são requisitados pelos grandes clubes do Brasil (São Paulo, Coritiba, Grêmio, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG).
Profissionais de grande competência e que eu indico de olhos fechados para qualquer clube no Brasil(em ordem alfabética para não cometer nenhuma injustiça), como o Gerente Geral: Prof. Renan Gonçalves, os Treinadores: Prof. Alexandre Lemos, Prof. Igor Guerra, Prof. Murilo Balbino, Prof. Ramon Lima, os Preparadores Físico Prof. Diógenes Melo, Prof. Matheus Ornelas e Prof. William Amorim, os Preparadores de Goleiro: Prof. Cleiton Junio (ex-técnico do SUB-17) e Prof. Leoncio Pacheco e os responsáveis pela Captação de Atletas: Prof. Augusto Moura (atualmente no Coritiba) e Prof. Raphael Martins, além dos profissionais que passaram por lá e, assim como eu, já encerraram seu ciclo:  os preparadores físicos Prof. Thiago Abreu e Prof. Lucas Borges e os preparador de goleiros Prof. Rafael de Freitas e Prof. Lucas Vieira. Não posso esquecer dos importantíssimos estagiários Fábricio Souza (Proprietário do blog: Futebol de Base) e Filipe Costa
Falarei mais sobre o Centro Esportivo Ubaense e do meu ciclo de trabalho por lá, que se encerrou nesta última semana, nas próximas publicações, e sobre o projeto de formação baseado em conteúdos, falarei constantemente sempre que abordarmos o assunto formação/categorias de base, já que é a linha de raciocínio e trabalho que concordo e sigo, além do projeto técnico-científico ser sem dúbida referência na formação de atletas! Mas quero aproveitar e frisar novamente o trabalho dos profissionais e principalmente do Prof. Dr. Próspero Paoli, que transformou uma grande estrutura num centro de formação de profissionais do futebol e de atletas e que já colhe os frutos desse processo e que tenho certeza que enquanto ele estiver como coordenador/consultor e indicar os profissionais e a linha de trabalho os resultados se manterão constantes.

Para mais informações:
http://www.ceufutebol.com.br
http://www.facebook.com/ceufutebol



GLAUBER CALDAS
Técnico de Futebol
Bacharel em Esporte (UEL-PR)
Pós-Graduado em Futebol (UFV-MG)

2 comentários:

  1. Professor Glauber Caldas, muito obrigado pela lembrança, e principalmente, parabéns pelo trabalho de excelência desenvolvido durante todo esse período. Hoje tenho a honra de dizer que trabalhei com grandes profissionais como você. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Glauber, parabéns pelo trabalho e sucesso nos novos projetos. Abraço.

    ResponderExcluir