FORMAÇÃO ACADÊMICA

GRADUAÇÃO: BACHAREL EM ESPORTE

Início: Março de 2005
Conclusão: Janeiro de 2009
Local: UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso: "CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DOS GOLS DE BOLA PARADA NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2007


Na busca de um curso superior que pudesse fornecer as bases necessárias, principalmente científicas, para uma formação mais próxima do ideal para exercer a profissão de técnico de futebol, procurou ingressar no curso de ESPORTE (ou Ciência do Esporte pela nomenclatura anterior) que possui o sentido de caracterizar o esporte como conteúdo específico da área de conhecimento e objeto de estudo.


No ano de 2009 formou-se em Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina, tendo passado quatro anos como acadêmico do curso, tendo passado por diversas disciplinas (Futebol, Futsal, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Pedagogia do Esporte, Fisiologia Geral, Fisiologia do exercício, Treinamento Desportivo, Avaliação Esportiva, dentre várias outras) e docentes altamente especializados (especialistas, mestres e doutores) além de estágios específicos e em sua maioria absoluta em futebol.



O curso de Esporte é um curso novo se compararmos com outros cursos universitários, inclusive com a tradicional Educação Física, e com certeza tem muito a evoluir, mas seu diferencial, mesmo sendo na UEL, USP e em outras universidades onde este curso está surgindo, é a especificidade na área esportiva, formando o profissional para atuar nas diversas sub-áreas do esporte. Mas a capacitação deste profissional não depende somente da universidade, mas do aprofundamento que ele dá à sua carreira, na busca por mais conhecimentos e mais experiências. O curso de Esporte na UEL tem a duração mínima de 04 (Quatros) anos e é desenvolvido em período integral, para conclusão do curso é necessário a apresentação de uma monografia.




PÓS-GRADUAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSO EM FUTEBOL


Início: Julho de 2010
Situação: EM CURSO
Conclusão: Janeiro de 2011
Local: UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Desde a formatura como bacharel em Esporte pela UEL sempre houve grande vontade em ingressar em uma pós-graduação, para assim ampliar os conhecimentos específicos sobre futebol. Mas, pela falta de tempo em razão do alto volume de trabalho com treinos e jogos dos trabalhos realizados até então, isto não foi possível.

Com o intuito de aprofundar os conhecimentos específicos sobre futebol, aumentar a qualidade do seu trabalho e, é claro, melhorar sua titulação acadêmica, em Julho de 2010, Glauber Caldas ingressou na Especialização Latu Sensu em Futebol da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerada a melhor pós-graduação do Brasil nesta modalidade esportiva, pelas suas características acadêmicas e práticas, além de um corpo docente altamente competente e especializado na área do futebol, responsáveis inclusive pela primeira revista científica brasileira sobre futebol: A Revista Brasileira de Futebol. Conheça mais a pós-graduação em futebol da Universidade Federal de Viçosa:



Objetivos da Especialização em Futebol (UFV)
- Complementar a formação de profissionais de Ed. Física e áreas afins que se interessem por atuar na área do futebol profissional e categorias de base nos mais variados campos do saber.
- Aprimorar o nível de recursos humanos para atuar no ensino formal de terceiro grau.
- Estimular a produção científica, melhorando a qualidade do trabalho no campo do futebol.
- Desenvolver maiores níveis de conhecimentos aplicados ao futebol, desde a fase de iniciação até o profissional.
- Estimular a integração com profissionais de outras áreas do conhecimento relacionados com o futebol, como fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogo, administradores e jornalistas.


Estrutura Curricular da Especialização em Futebol (UFV)
O curso tem carga horária total de 390 horas, distribuídas em 11 disciplinas totalizando 26 créditos. A carga horária está subdividida em três grandes blocos:
- Bloco Pedagógico (120 horas – 08 créditos)
- Bloco Base (90 horas – 06 créditos)
- Bloco Específico (180 horas – 12 créditos)

O curso é de característica presencial, sendo no caso da Turma V (2010/2011) realizado em 02 (dois) blocos concentrados de aulas, em Julho de 2010 e Janeiro de 2011.Para a conclusão do curso o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão final, e a aprovação integral nas disciplinas.




PÓS-GRADUAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSO EM FUTEBOL


 2009 - XVII CURSO INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO PARA TREINADORES DE FUTEBOL DO SINDICATO DOS TREINADORES PROFISSIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
- Paulo Roberto Falcão
- Estevam Soares
- Oswaldo Alvarez (Vadão)
- Cleber Machado
- Prof. José Roberto Portella
- Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes



2008 - FOOTECON 2008 - IV FÓRUM INTERNACIONAL DE FUTEBOL
- Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes
- Alexandre Gallo
- Caio Júnior
- Vanderlei Luxemburgo
- Antônio Lopes
- Silas
- Carlos A. Parreira
- José Carlos Brunoro
- Geninho
- Paulo César Gusmão
- Ney Franco
- Zico
- Roberto Fernandes
- René Simões
- Tite 




 2007 - FORMAÇAO DO JOVEM ATLETA
- Valdir José Barbanti


2006 - FUTEBOL: CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE CRAQUES (GSSI-GATORADE SPORT SCIENCE INSTITUTE)
- Luis Serratosa (Real Madrid)
- Francis Holway (River Plate)
- Prof. Dr. Regina Brandão
- Dr. Moisés Cohen
- Dr. Turíbio Leite Barros
- Dr. Renato Lotufo

 
2005 - FUTEBOL: PREPARAÇÃO DE ATLETAS NAS CATEGORIAS DE BASE
- Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes
- Prof. Dr. Oscar Amauri Erichsen
- Prof. Ms. Vinícius Soares Eutrópio