PERFIL

IDENTIFICAÇÃO

Nome: GLAUBER CALDAS
Estado Civil: Solteiro
Data de Nascimento: 28 de Dezembro de 1986
Local: Campo Grande-MS


Website: http://www.glaubercaldas.com
E-mail: contato@glaubercaldas.com
            glauberf@hotmail.com


Cargo: Técnico de Futebol
Especialidade: Formação de Atletas (Categoria de Base)






Nascido em Campo Grande-MS em 28 de Dezembro de 1986. Assim como todo brasileiro, sempre teve o sonho de ser jogador de futebol, e buscou este sonho jogando pelas categorias de base de clubes do interior de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Mas a vida rumou para outros caminhos, sempre com a cabeça no futebol, mesmo não seguindo como jogador. O sonho se transformou, e o esforço e luta que antes focavam na melhora técnica, tática e física como atleta, eram mudadas para uma incansável busca por capacitação, conhecimento e experiência, e se tornar Técnico de Futebol.

Bacharel em Esporte, graduado na Universidade Estadual de Londrina, iniciou a carreira logo no início da faculdade. Sempre buscou conhecimento e experiências, por meio de estágios na principal equipe da cidade e do Estado (Londrina Esporte Clube e Clube Atlético Paranaense), com treinadores experientes e professores universitários, além de cursos na área técnica. Logo, reativou, organizou e treinou a seleção de futebol universitário da UEL, onde aprendeu a andar profissionalmente com as próprias pernas.



Após essa gama de atividades, no ano de 2008, aconteceu a primeira oportunidade de trabalho como Técnico principal (Head Coach), e no clube onde foi realizado o primeiro estágio: LONDRINA ESPORTE CLUBE. E a oportunidade foi muito bem aproveitada, obtendo o primeiro título como técnico de futebol, no seu primeiro ano como técnico de categoria de base. A carreira segue com boas passagens por outras equipes, onde conquistou ótimos resultados nas equipes Junior Team Futebol de Londrina-PR, União Suzano Atlético Clube de Suzano-SP grande São Paulo e na montagem do plantel SUB-17 do Atlético Monte Azul de Monte Azul Paulista-SP.



PERFIL GERAL

Profissional dinâmico e em constante atualização, com facilidade de trabalhar em grupo e liderar este grupo. Conhecimento, experiência e dedicação voltados para a preparação técnica e tática do futebol de campo. Possui conhecimentos acadêmicos e experiência profissional em razão dos recentes trabalhos e ótimos resultados obtidos.

Atua como técnico de futebol desde 2006, em equipes do estado do Paraná e São Paulo, sendo especialista na formação de jovens atletas, com experiência e sucesso na formação de atletas que hoje atuam profissionalmente no Brasil e no exterior, inclusive atletas com passagem pelas seleções de base do Brasil. Atuou na coordenação da equipe de futebol universitário da Universidade Estadual de Londrina e na estruturação da metodologia de trabalho e de formação nas equipes por onde atuou.

Capacidade de trabalhar como técnico nas diversas categorias desta modalidade esportiva, principalmente nas categorias em que possui experiência, como a SUB-15, SUB-17, SUB-20 e como auxiliar técnico da categoria profissional.


Profissional que atua unindo a teoria acadêmica, prática profissional e a tecnologia existente no meio esportivo em busca da formação do atleta e na obtenção dos resultados almejados.
Acredita que o crescimento e desenvolvimento do futebol está estritamente ligado à investir nas categorias de base, e nas formas mais modernas de formação e treinamento de atletas. O Brasil é o país rico na matéria bruta para o futebol, os jovens talentos, mas que devem ter seus potenciais desenvolvidos pelos clubes, e desta forma manter o esporte e os clubes, grandes e pequenos, sempre ativos e em crescimento.

Possui um projeto de vida estipulado, que passa pela constante atualização e especialização para trabalhar com futebol, primeiro na formação de atletas, onde permanecerá durante muito tempo, e posteriormente no treinamento do futebol de alto nível. Está numa busca constante da disseminação e popularização de idéias e conhecimentos que façam com que os clubes formem melhores os seus profissionais, formem melhores os seus atletas e sejam valorizados por isso.

Cada vez mais está convencido, por meio de pesquisas e de casos de sucesso, que o futebol, assim como toda prática esportiva deve ser embasada na especificidade e, as ciências do esporte devem ser buscadas, aprofundadas e utilizadas de forma intensa e constante para que o rendimento esteja sempre em um constante crescimento.



METODOLOGIA DE TRABALHO
O trabalho é realizado dentro de uma metodologia baseada na “teoria dos jogos coletivos”, visando o crescimento e desenvolvimento técnico, tático e mental individualmente e coletivamente do atleta tendo como objetivo a formação do “atleta inteligente”. São estabelecidos metas em curto, médio e longo prazo de acordo com a capacidade e particularidades da categoria trabalhada.

Visando a equipe, busca-se conceituar, estabelecer, desenvolver e corrigir os princípios táticos ofensivos e defensivos, transições Defesa-Ataque e Ataque-Defesa e as tão importantes cobranças de bola parada. Com o intuito do sucesso coletivo, faz-se o acompanhamento do desenvolvimento individual e coletivo dos atletas das nuances técnicas e táticas. São utilizados como principais métodos de treinamento: jogos, mini-jogos, táticos posicionais e em situações necessárias, o método analítico de treino.


Busca-se todos os recursos possíveis para alcançar o melhor rendimento possível da equipe e dos atletas, seja para controle de rendimento ou de melhora da performance técnico-tática. Dentro desses recursos, utilizamos principalmente: (1) Filmagens e projeções de imagens dos jogos e/ou treinos em palestras e preleções com o intuito de visualização e melhor entendimento da parte tática. (2) Montagem de scout técnico e tático da própria equipe, para monitoramento dos fatores técnica e tática, e da equipe adversária. (3) Estruturação de um banco de dados a respeito dos atletas para acompanhamento da performance durante todo o processo de trabalho.




QUALIFICAÇÕES

- Técnico de futebol graduado em uma formação específica, característica do curso de Esporte, existente somente nas melhores universidades do país: UEL, USP e Unicamp;
- Profissional em formação contínua e específica, atualmente adquire conhecimentos e novos contatos cursando principal curso de especialização em futebol do país, a pós-graduação lato-sensu da Universidade Federal de Viçosa;
- Conhecimentos adquiridos e atualizados por meio da prática profissional e da leitura de livros e artigos científicos, publicações nacionais e internacionais originadas na maioria da Espanha, Portugal e Alemanha;
- Constante atualização profissional por meio de dos principais cursos do Brasil;
- Estudioso e profundo conhecedor das questões técnicas e táticas, além das melhores formas de sua aplicação;
- Trabalho sempre baseado em planejamento e organização e constante avaliação;
- Experiência na montagem, direção e treinamentos de equipes de futebol;
- Constante monitoramento dos atletas individualmente e coletivamente, por meio de vídeo de treinos e jogos, como meio de avaliação continua do nível técnico e tático dos atletas e da equipe; - Utilização do que a tecnologia dispõe para uma melhor preparação e motivação das equipes, como a projeção de imagens para uma melhor e maior assimilação dos conteúdos táticos ao longo da preparação, bem como vídeos demonstrativos que ilustrem estes conteúdos táticos;